Pesquisar este blog

sábado, 2 de agosto de 2014


PARTE II - A EXPERIENCIA DO REINO

 
 

Post 008 - Ensinamentos sobre o "Reino"

 
Se você pesquisar, nos 4 evangelhos, o número de vezes em que Jesus se refere ou utiliza o termo "Reino", (Reino de Deus, Reino dos Céus), vai ficar impressionado. Esse é um tema recorrente, que parece ser absolutamente central em seu ensinamento.

No seu primeiro pronunciamento público, na primeira vez que ele abre a boca para ensinar, ele já anuncia, solenemente: "Arrependei-vos, porque o Reino está próximo". (Mc 1,15; Mt. 4,17)

Se você relê esta passagem e os versículos subsequentes, terá motivos para achar, com eu acho, que o fato do "Reino" estar próximo é nada menos do que a tal "Boa Notícia" que ele veio anunciar. Ao longo dos Evangelhos, sua preocupação com esse tema é evidente: "O Reino se parece com isso", "O Reino se parece com aquilo", "O Reino é daqueles que...", "esses não estão preparados para o Reino", etc. Ele parece estar comprometido e empenhado em anunciar e explicar o Reino, ensinar como se chega a ele, mas também parece saber que tem uma tarefa difícil pela frente.

O que quer que o Reino seja, parece ser de fundamental importância para o que Jesus estava tentando ensinar.

O fato de Jesus ter que recorrer a parábolas e comparações parece indicar que "Reino" é um conceito difícil de ensinar e de compreender: não é algo que se possa explicar com uma linguagem objetiva.

Hoje em dia, entretanto, é fácil perceber que o entendimento que a maioria dos cristãos tem sobre o "Reino dos Céus", ou "Reino de Deus", é o conceito simplista que as igrejas cristãs deixam subentender. Pelo que tenho notado, a grande maioria dos cristãos acha que o Reino:

1- é um lugar

2- para onde podemos ir DEPOIS que morrermos

3- Se tivermos sido bons e merecedores enquanto vivíamos nesse mundo

 Entretanto, quando estudamos com cuidado o ensinamento de Jesus sobre o tema, essas  três crenças dos cristãos modernos parecem muito questionáveis. Vejamos:

 1- O REINO É UM LUGAR? - diversos ensinamentos diretos de Jesus me levam a crer que o Reino não é um lugar definido, mas um deles é particularmente claro:
 
Lc 17,20-21 - "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes: 'O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: ei-lo aqui, ou ei-lo ali, porque o Reino de Deus está entre vós".

Mais impressionante ainda são algumas traduções que interpretam a última frase como "...porque o Reino de Deus está dentro de vós"
Jesus deixa claríssimo que o Reino não é um lugar quando explica que não se pode dizer "ei-lo aqui" ou "ei-lo ali". E mais, ele explica que o Reino "não vem com aparência exterior", ou seja, não pode ser percebido nosso sentidos ordinários. O Reino está no meio de nós, está dentro de nós, mas, por alguma razão, não conseguimos percebê-lo. Porque? Para mim, tudo indica que o que Jesus chama de Reino de Deus, ou Reino dos Céus é uma metáfora para um novo e elevado estado de consciência - mas esta é uma tese a ser discutida mais adiante.

 
2- A QUE SÓ PODEMOS TER ACESSO DEPOIS DE MORRER? Não estou aqui questionando a existência do Paraíso, de uma instância elevada, de paz e amor, em que nossas almas desfrutarão descanso junto ao Criador, depois de desencarnarem. Mas as igrejas cristãs deixam subentender que esse acesso só é possível após a morte. Isso parece estar em contradição ao ensino de Jesus, em pelo menos dois aspectos:

-    Primeiro, porque Jesus diz explicitamente, em algumas passagens, que o Reino está disponível mesmo para quem está vivo. A mais impressionante está em Mc 9,1: "Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder".  (Esta passagem também é relatada em Lc 9,27). Pelas leituras que faço, os discípulos diretos de Jesus tiveram experiência direta do Reino, de êxtase, de plenitude e de poder, sem precisarem morrer para isso. Muitos outros santos, ao longo da história do cristianismo, tiveram essas experiências enquanto vivos. Vamos voltar a isso mais adiante.

-   Segundo, a ênfase da pregação de Jesus parece ser justamente sobre a proximidade, a disponibilidade imediata do Reino. A primeira manifestação de Jesus, que citei acima, parece estar completamente distorcida, pelo que pude pesquisar: "Arrependei-vos, porque o Reino está próximo". Essa tradução nas Bíblias brasileiras nunca me caiu bem. Nunca engoli a possibilidade de Jesus usar um termo como "arrependei-vos", logo na primeira vez que abre a boca para pregar. Isso está mais em linha com o tom acusatório que sempre dominou a doutrina das igrejas cristãs, atreladas que sempre foram ao paradigma "pecado, culpa e castigo". Algumas traduções melhores usam "convertei-vos", que está mais próximo ao original grego, derivado do termo metanoia, que significa "mudar de mentalidade", "ir além da mente", transformar-se. Quando desconfio de alguma frase em bíblias escritas em português, costumo ler o trecho em bíblias estrangeiras. Nas bíblias francesas, por exemplo, onde se lê o pesado "arrependei-vos!", eles escrevem: "changez!" Ou seja, "mudem!". Sim, afinal foi isso que Jesus veio fazer: convidar-nos para uma profunda transformação. E no Brasil, quando se lê que o Reino está "próximo", algumas igrejas entendem isso como advérbio de tempo. Próximo ano, próximo mes, próxima semana. Tem igreja cristã que vive nessa ansiedade apocaliptica, pois para o Reino chegar, o mundo tem que acabar, e Jesus disse que vai ser logo (está próximo)! Mas próximo também pode ser advérbio de lugar: perto, disponível, ao alcance! Se você pegar algumas bíblias em inglês, vai notar que eles traduzem "próximo" por "at hand". Perto, ao seu alcance, ao alcance de suas mãos! Então podemos refazer a primeira frase de todo o ensino de Jesus: "Transformem-se, mudem a sua mentalidade, porque o Reino está perto, ao seu alcance". Uau! Isso muda tudo! Está ao nosso alcance já, está no meio de nós, está dentro de nós, só precisamos despertar para percebê-lo, para desfrutá-lo!

 É melhor parar por aqui. Continua no próximo Post.

Um comentário:

  1. Oi Pae.
    Estava dando uma lida nos seus posts.
    Muito maneiro suas interpretações da Bíblia.
    Parabéns também pelos textos, linguagem clara e de fácil compreensão.
    Um beijo
    Bruno

    ResponderExcluir